quinta-feira, 5 de agosto de 2010

FACTOS FLUIDOS


Poderá não considerar a água como um nutriente, mas é provavelmente o mais critico no nosso regime. Só é possivel sobreviver 3 ou 4 dias sem água. Afinal de contas cerca de 60 a 70% do nosso corpo adulto é água.
Nós perdemos água de várias formas. Ao respirarmos, urinando, suando, perdemos cerca de 12 copos de água por dia. Se fizer exercicio no verão poderá, fácilmente, perder duas ou três vezes essa quantidade.
Sem ingestão de água suficiente a fadiga instala-se, a performance é afectada. Mersmo pequenas variações nos niveis de fluidos começam a afectar a performance. A perda de 2 a 3% dos fluidos do nosso corpo através do suor (cerca de 1,2 a 2 litros num individuo de 75Kgs) afecta a nossa performance em 3 a 7%.
O ideal é beber um ou dois copo de água antes do exercicio, durante o exercicio beber com frequencia. É tambem importante incluir algum tipo de carbohidratos com o fluido para ajudar a fornecer energia aos musculos.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

3 Agosto 1800


Fiz tartes e recheei uma perca – cozi pão. Dor de cabeça depois do almoço – deitei-me . Uma carta da WM despertou-me, convidando-nos para ir a Keswick. Depois de escrever a Wm caminhámos até a casa do Sr. Simpson e comemos amoras. Uma noite amena com nuvens espalhados sobre os montes. Havia uma verdura viçosa na relva das chuvas da manhâ e da tarde. Ervilhas ao jantar.

Dorothy Wordsworth

(poetisa e diarista, irmâ do poeta William Wordsworth)

Peugeot Mountain Express - Maio 1989


Esta foi a minha primeira BTT. Comprada em Maio de 1989 na IBA em Lisboa, um periodo em que esta empresa era tambem a representante da Shimano em Portugal. Um modelo definido na altura como "bon chic bon genre", vá-se lá saber porquê !!
Tinha uma revolucionaria pedaleira oval, designada pela Shimano como "biopace", outra caracteristica era o travão traseiro localizado junto ao eixo pedaleiro. Foi uma bicicleta que usei nos trilhos de Sintra, nessa altura vazios ou onde circulavam grupos de motocross. Era tambem o periodo em que se conseguia chegar ao Palácio da Pena através dos jardins.

Ah pois !!

Contribuinte – Gostava de comprar um carro.
Estado – Muito bem. Faça o favor de escolher.
Contribuinte – Já escolhi tenho que pagar alguma coisa?
Estado – Sim. De acordo com o valor do carro (IVA)
Contribuinte – Ah. Só isso.
Estado – e uma “coisinha” para o por a circular (selo)Contribuinte – Ah!
Estado – e mais uma coisinha na gasolina necessária para que o carro efectivamente circule (ISP)Contribuinte – mas sem gasolina eu não circulo.
Estado – Eu sei.
Contribuinte – mas eu já pago para circular.
Estado – claro.
Contribuinte – então vai cobrar-me pelo valor da gasolina?
Estado – também. mas isso é o IVA. o ISP é outra coisa diferente.
Contribuinte – diferente?
Estado – muito. o ISP é porque a gasolina existe.
Contribuinte – porque existe?
Estado – há muitos milhões de anos os dinossauros e o carvão fizeram petroleo. e você paga.
Contribuinte – só isso?
Estado – Só. Mas não julgue que pode deixar o carro assim como quer.
Contribuinte – como assim?
Estado – Tem que pagar para o estacionar.
Contribuinte – para o estacionar?Estado – Exacto.
Contribuinte – Portanto pago para andar e pago para estar parado?
Estado – Não. Se quiser mesmo andar com o carro precisa de pagar seguro.
Contribuinte – Então pago para circular, pago para conseguir circular e pago por estar parado.
Estado – Sim. Nós não estamos aqui para enganar ninguém. O carro é novo?
Contribuinte – Novo?
Estado – é que se não for novo tem que pagar para vermos se ele está em condições de andar por aí.
Contribuinte – Pago para você ver se pode cobrar?
Estado – Claro. Acha que isso é de borla? Só há mais uma coisinha…
Contribuinte – Mais uma coisinha?
Estado – Para circular em auto-estradas
Contribuinte – mas eu já pago imposto de circulação.
Estado – mas esta é uma circulação diferente.
Contribuinte – Diferente?
Estado – Sim. Muito diferente. É só para quem quiser.
Contribuinte – Só mais isso?
Estado – Sim. Só mais isso.
Contribuinte – E acabou?
Estado – Sim. Depois de pagar os 25 euros acabou.
Contribuinte – Quais 25 euros?
Estado – Os 25 euros que custa pagar para andar nas auto-estradas.
Contribuinte – Mas não disse que as auto-estradas eram só para quem quisesse?
Estado – Sim. Mas todos pagam os 25 euros.
Contribuinte – Quais 25 euros?
Estado – Os 25 euros é quanto custa.
Contribuinte – custa o quê?
Estado – Pagar.
Contribuinte – custa pagar?
Estado – sim. Pagar custa 25 euros.
Contribuinte – Pagar custa 25 euros?
Estado – Sim. Paga 25 euros para pagar.
Contribuinte – Mas eu não vou circular nas auto-estradas.
Estado – Imagine que um dia quer…tem que pagar
Contribuinte – tenho que pagar para pagar porque um dia posso querer?
Estado – Exactamente. Você paga para pagar o que um dia pode querer.
Contribuinte – E se eu não quiser?
Estado – Paga multa.

E DEPOIS DOS 50 ?


Os estudos que teem vindo a ser efectuados, mostram que o abrandamento que ocorre depois dos 50 anos, não surge devido à idade mas a auto-limitações . Cerca da metade das perdas resulta de inactividade e um quarto por falta de intensidade. Assim podemos concluir que o maior responsável pelo envelhecimento é a falta de actividade. Apenas 25% pode ser atribuido a perdas de caracter fisiológico.
Uma actividade ciclistica vigorosa e frequente é tudo o que é necessário para manter o potencial de funcionamento, quer na bicicleta quer na vida em geral. Através dessa actividade mantem a capacidade cardiaca alta, as veias e artérias limpas e elásticas. O esforço na bicicleta irão manter os pulmões eficientes. O uso frequente, perto do limite, dos musculos quer na bicicleta quer no ginásio irá evitar a perda de tecido muscular.
O vigor é essencial. Embora pedalar calmamente seja uma actividade boa para abrandar o envelhecimento e necessária regularmente por todos os ciclistas, é inadequada para eliminar o envelhecimeto e a consequente perda de funções e saude.
Um programa correcto que combine, exercicio vigoroso, fortalecimento, estiramentos, uma dieta sólida e uma recuperação adequada, é necessário para lutar contra o envelhecimento permitindo aumentar a quantidade e qualidade de vida.

Joe Friel (Cycling Past 50)