sábado, 27 de dezembro de 2008

Hidroformação

Nas saídas de bicicleta o Sábado é guardado para a de "estrada", para a das "rodas fininhas". Como companhia habitual destas sortidas conto com o meu irmão mais velho, o Sebastião. Com um ritmo semelhante ao meu acaba por ser o praceiro ideal e permite ter saídas equilibradas. Por vezes o nosso optimismo é excessivo e acabamos por nos "esticarmos" demasiado sob o ponto de vista kilométrico, eu acabo por me queixar e tentar impôr um regresso a casa pelo caminho mais curto. Outras vezes até nem é a distância, são as dificuldades, de novo me queixo e proponho soluções radicais e extremas para terminar o sofrimento. É nessas alturas que o Sebastião atira a sua frase assassina, aquela que liquida as discussões "...Isto é bom para formar caracter..." .

Hoje foi um desses dias, a frase foi atirada na paragem de autocarros que existe no cruzamento da Azoia (junto dos buracos do meu texto das "Memória"). Afinal de contas a chuva já nos acompanhava desde Acantara e a perspectiva de descer a Colares, de acordo com o trajecto prédefinido, parecia-me demasiado. A vontade era voltar para casa depressa, tomar um banho quentinho e sentar a ler o ultimo numero da "Bicycling". Mas não !! Tinhamos de ir "formar caracter" mais um bocado....

Foi assim que subimos a Peninha e descemos pela Pena para Sintra. No cruzamento do convento dos Capuchos encontrámos vários Betetistas tambem em processo formativo de caracter, tal como nós pingavam e notava-se neles uma chama bem apagada (inundada) de entusiasmo. Os unicos que me pareceram bem foram os "Downhillers", cruzaram-se connosco dentro das suas carrinhas bem aquecidos pelo ar condicionado, pareciam ter encontrado uma forma diferente de "formar caracter". Já no "Café do Preto" em S.Pedro de Sintra o ar aterrorizado dos civis aquando da nossa entrada deu para perceber que eles nada entendiam de "formação de caracter", ainda menos ficaram a perceber quando nos viram sair no meio de uma tremenda chuvada.

De uma coisa fiquei seguro ao chegar a Lisboa, o processo com tanta chuva e água tinha-se alterado, a presença de tanto H2O originou sim uma "hidroformação do caracter" algo bem mais dificil, raro e com contornos de malvadez. A certeza de tudo isto tive-a eu, quando a seis quarteirões de casa furei o pneu da frente. Demasiado perto de casa para remendar lá fui caminhando e "hidroformando caracter" !!

Sem comentários:

Enviar um comentário